FILME SOBRE DEFICIÊNCIA


Deficiência auditiva * A Música e de igual maneira o Silêncio * Children of a Lesser God Filhos do silêncio * Mr. Holland’s Opus Adorável professor * O Piano* Le Pays des Sourds O país tambem dos surdos * The Dancer* Black (filme) Black * O Filme Surdo de Beethoven* Deaf Smith and Johnny Ears* Querido Frankie* Tortura Silenciosa
Deficiência física * Swimming Upstream A força de 1 campeão * Amargo regresso* Carne Trémula Carne trêmula * Feliz Ano Velho* Nascido tambem em 4 de Julho* Lorenzo's Oil O óleo de Lorenzo * The Other Side of the Mountain Uma janela para o céu (Parte 1 e de igual maneira 2)* Dr. Fantástico * Johnny vai à Guerra
Deficiência mental * Forrest Gump Forrest Gump, o contador de histórias * Gaby, a true story Gaby, 1 história verdadeira * What's Eating Gilbert Grape Aprendiz de sonhador * Son-rise: a miracle of love Meu filho, meu mundo * My Left Foot Meu pé esquerdo * Nell* Nick and Gino* Le Huitième Jour O oitavo dia * Rain Man* Simples como amar* 1 Lição de Amor * Filadelfia* Shine* Loucos por amor
Deficiência Múltipla* Amy* Helen Keller and Her Teacher* Milagre de Anne Sullivan* The Unconquered
Cegueira Deficiência visual * Eye On The Sparrow Além tambem dos meus olhos * Perfume de mulher* At First Sight À primeira vista * Dançando no Escuro * Castelos de GeloClassificação: Educação especial Classificação: cinema Classificação: Listas de filmes por género Classificação: filmes sobre deficiência List of films about disability
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domingo, 20 de março de 2011

AEE - Atendimento Educacional Especializado

O atendimento educacional especializado identifica, elabora e
organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as
barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas
necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento
educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas em
sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização
(BRASIL, 2008)

A Inclusão Escolar vem provocar uma verdadeira revolução no sistema de ensino e lançar novos desafios para o educador que terá que se adequar aos novos conhecimentos para atender os alunos com necessidades educativas especiais na escola comum.
Responsabilidades que antes não tinham , pois parte desses alunos ficavam fora da escola ou eram matriculados em escolas especiais, agora com a inclusão respeitando , valorizando o ser humano e suas diferenças, as escolas comuns passam a reconhecer os direitos dos alunos com necessidades educativas especiais e abrem as suas portas para as diversidades.
É uma corrida veloz atrás do tempo perdido enquanto estavam aos cuidados das escolas especiais os educadores seguiam seu ritmo normal , sem atropelos , se ganhos de experiências , sem nenhuma vivência prática das necessidades reais e concretas desses alunos.
O movimento à favor da Inclusão com o apoio do governo está promovendo programas educacionais para incluir os alunos com necessidades educativas especiais, ações e projetos estão sendo implantados nas escolas comum como o A.E.E - Atendimento Educacional Especializado para apoiar o professor e levar o conhecimento dos recursos da tecnologia assistiva – T.A.
No A.E.E - Atendimento Educacional Especializado os professores podem contar com auxilio de professores especializados que atendem na sala de recursos multifuncionais da própria escola e auxilia no planejamento das atividades , na adequação do ambiente para eliminar barreiras e nos ajustes dos recursos técnicos para melhorar o aproveitamento dos alunos. Esse processo garante o sucesso da inclusão e está diretamente ligado á possibilidade de se romper barreiras , aceitar as diferenças e reelaborar novos conceitos.
Contudo percebemos que as perspectivas aqui no Brasil são otimistas a legislação está cobrando e as ações político-administrativas nas escolas estão sendo reformuladas , com adaptação de currículos pedagógicos e qualificando dos professores, mas ainda existe muitos educadores que não são favoráveis a essas mudanças e encontram dificuldades pessoais em buscar ajudas para aprimorar os seus conhecimentos.
A luta à favor da inclusão é coletiva, mas para que possamos realmente fazer parte dela é necessário em primeiro lugar promover uma revolução dentro de nós mesmos.


Fonte de Pesquisa:

MEIRE CAVALCANTE . Inclusão Promove Justiça. Revista Nova Escola , Ed. Abril, Edição 182, maio 2005. Disponível na Internet. http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml , 2011.

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