FILME SOBRE DEFICIÊNCIA


Deficiência auditiva * A Música e de igual maneira o Silêncio * Children of a Lesser God Filhos do silêncio * Mr. Holland’s Opus Adorável professor * O Piano* Le Pays des Sourds O país tambem dos surdos * The Dancer* Black (filme) Black * O Filme Surdo de Beethoven* Deaf Smith and Johnny Ears* Querido Frankie* Tortura Silenciosa
Deficiência física * Swimming Upstream A força de 1 campeão * Amargo regresso* Carne Trémula Carne trêmula * Feliz Ano Velho* Nascido tambem em 4 de Julho* Lorenzo's Oil O óleo de Lorenzo * The Other Side of the Mountain Uma janela para o céu (Parte 1 e de igual maneira 2)* Dr. Fantástico * Johnny vai à Guerra
Deficiência mental * Forrest Gump Forrest Gump, o contador de histórias * Gaby, a true story Gaby, 1 história verdadeira * What's Eating Gilbert Grape Aprendiz de sonhador * Son-rise: a miracle of love Meu filho, meu mundo * My Left Foot Meu pé esquerdo * Nell* Nick and Gino* Le Huitième Jour O oitavo dia * Rain Man* Simples como amar* 1 Lição de Amor * Filadelfia* Shine* Loucos por amor
Deficiência Múltipla* Amy* Helen Keller and Her Teacher* Milagre de Anne Sullivan* The Unconquered
Cegueira Deficiência visual * Eye On The Sparrow Além tambem dos meus olhos * Perfume de mulher* At First Sight À primeira vista * Dançando no Escuro * Castelos de GeloClassificação: Educação especial Classificação: cinema Classificação: Listas de filmes por género Classificação: filmes sobre deficiência List of films about disability
Diretorio Completo de Paginas
Tudo Sobre - Brasília Virtual - http://BrasiliaVirtual.Info

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Inteligência Multifocal combatendo o Bullying Escolar



Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce , dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."
Clarice Lispector

TCC de conclusão de Curso de Especialização de Inteligência Multifocal e Psicanálise Educacional , autora Marisol Gosse Bergamo.
O presente estudo ressalta os aspectos multifocais como proposta educacional para trabalhar com as vítimas de violência escolar . A metodologia deste trabalho consiste em estudos científicos e suporte teórico baseado nas referências da pesquisadora Cleo Fante. O bullying definido por alguns autores como um fenômeno comportamental que causa muita dor e sofrimento em suas vítimas, com características cruéis esse fenômeno afeta a estrutura psíquica despertando em sua vítimas sentimentos de baixa auto-estima , que podem se transformar em comportamentos e atitudes violentas. Em virtude disso, é preciso chamar à atenção dos educadores para a gravidade desse problema e por meio de um olhar mais sensível identificar essas vítimas . A Teoria da Inteligência Multifocal desenvolvida pelo médico psiquiatra Dr. Augusto Cury se baseia em estratégias de resolução de conflitos e desenvolve a habilidade de trabalhar com perdas e frustações. A educação escolar envolve o ser humano , sua capacidade de pensar e se relacionar com o mundo. E o educador desempenha um grande papel de levar os jovens a sonhar e enquanto houver sonho ainda há esperança.


Palavras-Chave: Inteligência Multifocal , Bullying, Comportamento.


ABSTRAT

The present study standes out the multifocal aspects as proposal educational to work with the victims of pertaining to school violence . The methodology of this work consists of scientific studies and theoretical support based in the references of the researcher Cleo Fante. Bullying defined by some authors as a mannering phenomenon that cause much pain and suffering in its victims, with cruel characteristics this phenomenon affects the psychic structure giving to its victims feelings of low auto-esteem, behaviors and violent attitudes that be changedded into. In virtue of this, is necessary to call to the attention of the educators for the gravity of this problem and by means of a more sensible look to identify these victims. The Theory of Multifocal Intelligence developed for the medical psychiatrist Dr. Augustus Cury is based on strategies of conflict resolution and develops the ability to work with losses and frustations. The pertaining school education involves the human being, its capacity to think and to relate with the world. The educator plays a great role to fet the young dream and while they still dream there is hope.
Word-Key: Intelligence Multifocal, Bullying, Behavior.

INTRODUÇÃO
O Bullying sem termo equivalente na língua portuguesa é um conceito que não se deixa confundir com outros tipos de violência, o termo é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
A autora do livro “Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz” (Verus, 2005) Cleo Fante, define o termo bullying como “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”.
Por se tratar de um problema mundial encontrado em todas as escolas esse assunto tem despertado muito interesse entre os profissionais Educadores e da área da saúde, por apresentar características graves de causar “traumas” psicológicos as vítimas e envolvidos.
Estudiosos do comportamento bullying de todo o mundo atentam para este fenômeno que torna-se cada vez mais preocupante pelos seus aspectos e crescimento.
No Brasil, a ONG (Organização não-governamental) ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência, começou a desenvolver no Rio de Janeiro, em escolas públicas e particulares. “Estima-se que em torno de 5% a 35% de crianças em idade escolar estão envolvidas, de alguma forma, em atos de agressividade e de violência na escola” (CLEO FANTE, 2002).
Segundo especialistas, as causas desse tipo de comportamento abusivo são inúmeras e variadas. Deve-se à carência afetiva, à ausência de limites e ao modo de afirmação de poder e de autoridade dos pais sobre os filhos que incluem maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas. O portador dessa síndrome possui a necessidade de reproduzir contra outros os maus-tratos sofridos em casa ou na escola de dominar, de subjugar e de impor sua autoridade sobre outrem, mediante coação; necessidade de aceitação e de pertencimento a um grupo; de auto-afirmação, de chamar a atenção para si. Possui ainda, a inabilidade de expressar seus sentimentos mais íntimos, de se colocar no lugar do outro, de perceber suas dores e sentimentos estabelecendo onde há relações de poder desiguais.
Por outro lado a vítima passa por grande sofrimentos físicos e psicológicos, desenvolve a baixa auto-estima, sente-se acuada , insegura , desamparada por seus colegas, passa a ter pensamentos ruins e perde a motivação para viver . Torna-se também uma vítima da sua própria mente.
O maus pensamentos e o sentimentos de inferioridade se tornam um grande problema de conflito pessoal, algumas vítimas se sentem tão frágeis e cometem suicídio, outras arquitetam planos para vingar seus inimigos, originando grandes tragédias .
Em relação à educação, Goleman, fala da importância de educar as emoções e fazer para que os alunos tornem-se aptos a lidar com frustações, negociar com os outros, reconhecer as próprias angústias, medos e ele mesmo conclui que uma das premissas básicas é a necessidade de que o professor também desenvolva sua própria inteligência emocional.
Cury (1998) desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal , baseada em técnicas e estratégias capazes de levar as pessoas aprenderem a ter domínio da emoção e mudanças de hábitos e atitudes de pensar antes de reagir.
Diante de tal situação a proposta desse trabalho é comprovar a importância de uma ação conscientizadora , em ambiente escolar e despertar os professores para necessidade de um olhar mais sensível para identificar e reconhecer as manifestações do Bullying, influenciar os educadores a se transformarem em agentes comprometidos em ensinar os seus alunos a serem modificadores da sua história, a enfrentar os medos, a discutir consigo mesmos os seus conflitos, preparar o jovem para ter sentimentos nobres, uma vida digna e bons costumes. Pretendo também chamar a atenção para a nossa Educação que não prepara o jovem para vida e como diz Cury, “não ensina o jovem à criticar, filtrar suas emoções ser livre para pensar, mas não escravo do seu pensamento”.
Para a realização desse trabalho foram realizados estudos teóricos em textos e livros com fundamentações em Psicanálise e Inteligência Multifocal do escritor e psiquiatra Dr. Augusto Jorge Cury.
Sobre o tema “ Fenômeno Bullying” foram utilizados pesquisas bibliográficas realizadas por Cleo Fante , doutorada em ciências da educação que desenvolveu sua pesquisa em escolas do interior do estado de São Paulo e do trabalho realizado pela professora Marta Canfield e seus colaboradores, com observações em escolas de ensino público em Santa Maria (RS). O programa ABRAPIA de combate ao Bullying que se dedica em estudar , pesquisar e divulgar o bullying desde 2001.
Nesse trabalho consta de seis capítulos, conceituação da teoria da multifocal, a construção da inteligência do ser humano, construção dos pensamentos, funcionamento do registro da memória, educação altamente positiva , programa de educação para a tolerância e prevenção da violência e por fim as considerações finais.
“Mudar a cultura perversa da humilhação e da perseguição na escola está ao alcance de todo profissional envolvido na educação”.

Maiores informações sobre o trabalho entre em contato com a autora.