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sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fases da Educação dos Surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo).

Marisol Gosse Bergamo
A primeira fase se constitui pela educação oralista e teve seu ápice o Congresso de Milão , na Itália em 1880, que definiu o método oral como sendo o mais adequado na educação dos surdos. E o uso da língua de sinais é radicalmente e proibido e rejeitado. A prática da educação oralista utiliza como recurso o desenvolvimento da fala , a ampliação da audição e a compreensão da língua oral. A filosofia educacional oralista teve grande força no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970, mas com o passar do tempo começou a ser amplamente criticada, pois reduzia as possibilidades de trocas sociais e de desenvolvimento lingüístico e cognitivo entre os surdos e os ouvintes. Com o fracasso do Oralismo , surge a segunda fase , a filosofia educacional da “Comunicação Total”, que consiste, num método que inclui todos os modelos lingüísticos; gestos, língua de sinais, fala , leitura oro-facil, alfabeto manual e leitura escrita. O grande problema deste método é de misturar duas línguas a língua de sinais e a língua portuguesa, e que resultou na prática do português sinalizado e o uso de duas modalidades (bimodalismo).
A prática da Comunicação Total, alcançou muitos simpatizantes nas décadas de 1970 e 1980. Logo depois passou a ser criticada por não fazer uso adequado da língua de sinais na sua estrutura própria.
Atualmente o bilingüismo é a filosofia empregada na educação dos surdos, ainda é muito recente, mas muitos pesquisadores se mostram favoráveis e concordam que o sujeito surdo é bicultural e necessita aprender duas línguas, ambas distintas em sua modalidade. A língua de sinais como primeira língua utilizada pela comunidade surda, e a língua oral como segunda língua utilizada pelos ouvintes.

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