FILME SOBRE DEFICIÊNCIA


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terça-feira, 1 de junho de 2010

O que os pais e professores precisam saber sobre surdez

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Durante meu contato com crianças surdas pude perceber que a família e o professor são fundamentais para o bom desenvolvimento da criança surda.
Muitos pais não conhecem outras formas alternativas de comunicação e criam um código de comunicação que somente os que moram com a criança conhecem chamado de linguagem caseira essa maneira de comunicação é extremamente prejudicial para a criança surda.
Na escola a criança surda não se sente bem porque o professor e seus colegas de classe não conseguem interpretar seus gestos.
Os pais de crianças surdas tem a obrigação de oferecer outra forma de linguagem para seu filho com que ele possa se comunicar não somente com os que convivem com ele e sim, com toda a sociedade.
Todos nós em nossa vida passamos por uma situação delicada, mas, falamos e a medida que podemos procuramos nós mesmos resolver, os surdos não estão livres de passarem por situações delicadas é preciso que outras pessoas possam compreendê-los para poder interpretá-los, existem casos graves que aconteceram com surdos e que somente um intérprete pode resolver.
Oralismo é a linguagem padrão do mundo ouvinte, mas, a Língua de Sinais é a forma de expressão que o surdo elegeu como primeira língua por ser mais fácil de ser aprendida e possui estrutura frasal própria.
Na Língua de Sinais as mãos são utilizadas de maneira metódica seguindo quase sempre os mesmos sinais para as mesmas coisas o que facilita muito a interpretação por outras pessoas que conhecem a Língua de Sinais (LIBRAS).
Para o professor a exigência é o respeito a cultura do surdo e o conhecimento da língua de sinais LIBRAS , mas, o mais importante é estar disposto a aceitar está criança e entender que ela é diferente e aprende diferente.
Depois, é procurar conhecer quais são suas diferenças e procurar um método adequado para trabalhar essas diferenças e não ver nessas diferenças limitações o profissional que atua com a criança surda deve estar sempre alerta ao método que trás os melhores resultados no aprendizado e deve estar também preparado para um envolvimento afetivo total sem restrições.
Os pais e professores que acreditam que seu filho surdo ou aluno pode se desenvolver dentro de suas possibilidades igualmente aos ouvintes farão tudo para que isso aconteça, já os pais e professores que não se importam nem em ensinar uma linguagem aceitável na sociedade e falam com seu filho somente o essencial somente para comandar ações esses não contribuem em nada, pelo contrário prejudicam.
E assim também são os professores que preocupados apenas com o diagnóstico do aluno, se for surdo profundo então, a escola vem abaixo professor e coordenador, todos querendo fazer com que este aluno vá para uma escola especializada que atenda alunos surdos.
O professor não se dá a chance de enfrentar este desafio e nem ao menos permite que o aluno o faça que demonstre seus talentos; o professor já o discrimina sem conhecer , segundo Rubem Alves autor do livro "Conversas com quem gosta de ensinar" ser professor é profissão, e ser educador é vocação".
Acredito no potencial do educador que outrora se encontra adormecido e nada como bons desafios para despertá-los.
O professor que têm em sua sala de aula, aluno com deficiências físicas e neurosensoriais que são perspectivas estando consciente desta diferença procurará recursos que o auxiliem para fazer com que o aluno aprenda.
Primeiro saber qual a diferença que o aluno apresenta, depois procurar ajuda de outros profissionais especializados.
Existem outros tipos de distúrbios de aprendizagem que julgo serem piores, porque pais e professores não conseguem perceber e com isso a criança é tratada de desatenta , desleixada e sem ter conhecimento do seu problema passa a vida inteira sofrendo, os professores que desconhecem os distúrbios de aprendizagem não saberão fazer o diagnóstico, portanto não irão procurar ajuda.
Percebo que a Escola Inclusiva é vista como um Bicho Papão que assusta os professores despreparados e também as crianças especiais, porque obriga a aceitar a criança, mas, não dá o preparo e não fornece os recursos pedagógicos para receber essas crianças.
Os surdos precisam de oportunidades para que possam desenvolver seu potencial e assim enfrentar esse mundo competitivo e preconceituoso.
Os pais que se interessam em fazer com que seu filho aprenda a comunicação do mundo ouvinte com certeza estará proporcionando ganhos elevados para seu filho.
O desenvolvimento da linguagem por meio da língua oral que é o padrão do mundo ouvinte não é uma linguagem fácil de ser aprendida pelos surdos.
Por isso faço uma recomendação aos pais não se detenham apenas na linguagem oral sejam flexíveis se perceberem que está sendo penoso para o filho aprender o Oralismo aceitem a língua de sinais e adotem o Bilingüismo que considera a língua de sinais como língua materna dos surdos e aprendam com eles e para eles o Ballet das Mãos.

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