
19/11/2008 - Com o objetivo de fortalecer o seu compromisso educacional e social, a FATEC-ID (Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba), por meio do Núcleo de Estudos de Línguas, promoveu dia 15 de novembro, na própria sede, uma oficina gratuita de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para professores.
Na programação estavam tópicos como: O que é língua de sinais? O que é Libras? Diferenças entre Libras e Língua Portuguesa, Mitos sobre surdez, Cultura surda, Expressão corporal e facial, Sinal e contexto e Percepção visual.
Assim, os participantes, entre outras coisas, tiveram a oportunidade de aprender e praticar sinais básicos de forma contextualizada, com situações do cotidiano.
O conteúdo foi ministrado pela professora Marisol Gosse Bergamo, Pedagoga habilitada em Deficiência da Audiocomunicação, Pós-graduada em Inteligência Multifocal e Psicanálise Educacional e Especilizada em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial.
Alunas, professoras no curso de LIBRAS
Segundo ela, a conscientização de toda a sociedade deve se dar a partir do reconhecimento da Língua de Sinais, como forma natural de expressão da Comunidade Surda. “A Língua de Sinais, por muito tempo, foi confundida com gestos o que acarretava grande preconceito da sociedade. Mas foi reconhecida oficialmente em 2002, como uma Língua visual-gestual, que possui uma gramática própria, com regras específicas em todos os níveis lingüísticos, com a mesma importância da Língua oral-auditiva”, afirma. Para a professora, a importância de aprender Libras é uma necessidade de familiares, professores e da sociedade de modo geral. “É o primeiro passo para que a Inclusão se torne realmente efetiva”, finaliza.
Assessoria de Imprensa:
Palavra Comunicação
Rachel Severo Alves Neuberger – MTB 4039
(19) 9139-0373
severo.rachel@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário